sexta-feira, 4 de setembro de 2009

São José dos Pinhais: Secretaria de Educação promove Programa de Formação Continuada

Cerca de 150 profissionais da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (1°), do primeiro encontro do Programa de Formação Continuada em Educação Especial: pessoas com necessidades educacionais especiais em classes comuns. As atividades, realizadas quinzenalmente, se estendem até o dia 16 de dezembro. Em parceira com a Universidade Federal do Paraná, as reflexões promovidas pelo Programa serão conduzidas pela professora Dra. Sonia Miranda. Doutora em Educação – Economia Política em Educação, Miranda atua principalmente nos temas educação especial, políticas do poder público, estatuto da criança e adolescente, criança e adolescente em situação de rua e movimentos sociais. O secretário Municipal de Educação, Luis Marcos Lepienski, fez a abertura dos trabalhos. Também estiveram presentes o diretor geral da Secretaria de Educação, Geraldo Luiz da Silva e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Julia Maria Morais.
“A Formação Continuada é o eixo fundamental da educação, que resulta na qualidade dos atendimentos. À Secretaria Municipal de Educação cabe desenvolver as ações logísticas e de base, mas o grande trabalho é feito nas escolas, por toda a equipe de profissionais envolvidas com a educação”, afirmou o Secretário.Professor desde os 19 anos, para Lepienski, que já atuou em diversas escolas do município, é essencial entender toda a cidade para que seja possível realizar um grande trabalho. “Conhecemos São José dos Pinhais e suas peculiaridades. As ações de Formação Continuada são prioridades absolutas desta gestão. Felizmente estamos com diversos cursos em pleno andamento”, acrescentou.Paralelamente, também em parceria com a UFPR e se estendendo até o final do ano, a Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (31) outro Programa de Formação Continuada com cinco opções de tema: Concepções filosóficas da pedagogia histórico-crítica, currículo e organização pedagógica; Gestão Escolar; Políticas Educacionais Inclusivas; Aspectos metodológicos da Educação Infantil e Avaliação.
Além disso, desde o mês de junho, os profissionais da rede municipal com especialização em psicopedagogia já participam de atividades de Formação Continuada. Com extensão até o dia 10 de dezembro, os profissionais discutem temas voltados à psicopedagogia (encontros disparadores) e tem supervisão clínica e institucional. Segundo a diretora do Departamento de Ensino Especial, Julia Maria Morais, os encontros tem permitido a reflexão sobre a reestruturação da educação Especial com base em novos paradigmas. “As atividades de Formação Continuada, que têm sido desenvolvida no município, quando voltados as questões de educação especial, auxiliam as escolas na institucionalização do processo de inclusão”, completa Julia Maria.